História da Câmara

por james — publicado 23/01/2014 20h05, última modificação 26/11/2015 13h49

A Câmara Municipal de Castelo do Piauí é o órgão legislativo do município. Baseado em indícios históricos da administração municipal, o Poder Legislativo está presente desde o ano de 1897, quando na mesma época, foi oficializado a função de intendente (cargo equivalente a prefeito) quando o município ainda recebia o nome de MARVÃO. Nesta época, a função de vereador, era representada pelo nome de CONSELHEIROS.

No início do trajeto que viria a se transformar na Câmara Municipal de Castelo do Piauí, sete pessoas ocupavam o cargo de CONSELHEIRO, que equivale ao cargo hoje chamado de VEREADOR.

Oficialmente, a Câmara Municipal se tornou em um Poder Legislativo no dia, 08 de Maio de 1948, quando foi elaborado, apreciado e aprovado seu primeiro Regimento Interno, composto por 64 Artigos.

Os primeiros registros de edificação onde funcionou a Câmara Municipal, foi em uma sala no prédio onde hoje está instalada a Biblioteca Municipal, localizada na Praça Getúlio Vargas no centro da sede do município. Após alguns anos (meados dos anos 70), a sede do Poder, foi transferida para outra sala, nas dependências do atual prédio onde funciona a Prefeitura de Castelo do Piauí. Nos anos 80, a Câmara Municipal, passou a funcionar em um prédio exclusivo, localizado ao lado da prefeitura, na Praça Lizandro Deus de Carvalho. Somente em 15 de Novembro de 2004, o Poder Legislativo inaugurou seu próprio prédio, chamado de Palácio Manoel Oliveira Castro, localizado na Rua Abdias Veras no Centro da cidade.

Vereadores que participaram da elaboração do Primeiro Regimento Interno - 1948

Raimundo Lopes Correia Lima – Presidente

Elício Pereira Terto – Secretário

João Pereira Dutra

Lizandro Deus de Carvalho

Cícero Francisco da Silva

Francisco de Paula Melo

Atualmente, a Câmara Municipal de Castelo do Piauí, é composta por 11 vereadores, com mandatos de quatro anos para cada legislatura.